top of page
Buscar

Turma do 5° período de Agronomia do IF Goiano - Campus Rio Verde visita a sede do CEAGRE

Foto do escritor: CEAGRECEAGRE

O momento fez parte da disciplina de "Agrometeorologia", ministrada pelo prof. Marconi Batista, pesquisador do centro e docente da instituição.

O pesquisador Uender Barbosa, cientista de dados do CEAGRE, apresenta aos estudantes do Campus Rio Verde a Estação Meteorológica Automática (EMA) localizada na sede do centro.


Na quarta-feira, 19 de fevereiro, o CEAGRE recebeu em sua sede a turma do 5° período de Agronomia do IF Goiano - Campus Rio Verde. A visita foi guiada pelo prof. Marconi Batista, pesquisador vinculado ao núcleo de Integração do centro e docente da instituição rioverdense. Ela fez parte do cronograma da sua disciplina de “Agrometeorologia”, e teve o intuito de apresentar as ações do CEAGRE neste segmento para a comunidade acadêmica. 


No encontro, os discentes de Agronomia tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos pelo centro dentro das suas 05 linhas de pesquisa: automação, macrogestão de dados, agricultura vertical, metabolismo de plantas, plataformas digitais e manejo de altas produtividades. Os produtos foram apresentados por pesquisadores e bolsistas da unidade, demonstrando os avanços destas iniciativas para o fortalecimento da agricultura.


Dentre as ações do CEAGRE, os discentes se aprofundaram no Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste do Estado de Goiás (SIAG), que têm contribuído para o dia-a-dia de produtores rurais fornecendo dados e análises climáticas direcionadas para o agronegócio. O projeto é desenvolvido em parceria com o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado), com apoio da FAPEG, do IF Goiano e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Verde (SEMMA). 


O SIAG conta com uma rede de monitoramento composta por 9 Estações Meteorológicas Automáticas (EMAs), que estão distribuídas nas plantações de agricultores e em pontos estratégicos do município de Rio Verde (GO), como a sede do CEAGRE. Por meio dos dados coletados nessa infraestrutura, e das informações fornecidas por parceiros como o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), os pesquisadores do SIAG desenvolvem mapas meteorológicos, previsões e estudos baseados nas condições climáticas do sudoeste goiano. 


Esses produtos informativos são disponibilizados em um grupo de WhatsApp, com cerca de 500 produtores rurais da região, e nas redes sociais (Instagram e LinkedIn) dos Centros de Excelência vinculados ao projeto. A difusão em ampla escala destas análises tem auxiliado profissionais do agronegócio e também à sociedade. Atualmente, o SIAG fornece boletins sobre as condições climáticas da zona urbana, com informes que trazem orientações sobre os cuidados que devem ser tomados diante de uma variedade de cenários. 




Comments


Band.png

CEAGRE - Todos os direitos reservados 2025 ©

bottom of page