top of page
Buscar

Avanços de projetos para a produção de hortifrutis e hortaliças são destaques do 1° Simpósio Internacional em Inovações na Biotecnologia Vegetal

Foto do escritor: CEAGRECEAGRE

O evento organizado pelo IF Goiano - Campus Rio Verde marca um momento de difusão das tecnologias desenvolvidas por instituições brasileiras e universidades internacionais.


Texto e fotos: Ícaro Lunas Nunes, jornalista no CEAGRE.

Público, organizadores e  palestrantes reunidos para a foto de conclusão do evento na sede do CEAGRE.


O 1° Simpósio Internacional em Inovações na Biotecnologia Vegetal começou nesta manhã de quarta-feira, 29 de janeiro, na sede do CEAGRE. O evento organizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Agricultura Vertical (LEAV) do IF Goiano - Campus Rio Verde tem o intuito de promover debates sobre o uso de tecnologias biológicas na melhoria de diferentes culturas agrícolas, abordando tanto a produção indoor como outdoor, e as suas respectivas técnicas de manejo.


Em sua primeira edição, o simpósio reúne pesquisadores internacionais, cientistas brasileiros, empresas, produtores rurais e gestores governamentais. A comunidade discente e docente do IF Goiano também marcou presença, promovendo a conectividade entre a academia e setores essenciais para a população em um espaço inovador como a sede do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial. A programação do simpósio traz cerca de 9 palestras e mesas redondas, focadas nas inovações em biotecnologia que estão se destacando no Brasil e em outras nações.


Na solenidade de abertura, o prof. Fabiano Guimarães, diretor geral do Campus Rio Verde e idealizador do evento, agradeceu aos parceiros e o público presente. No decorrer de sua fala, o pesquisador destacou a importância do simpósio para a difusão das inovações que estão sendo desenvolvidas pelas instituições de pesquisa brasileiras e internacionais. De acordo com Fabiano, esse intercâmbio científico entre países é fundamental para o crescimento tecnológico brasileiro, gerando frutos com projetos e pesquisas a favor da sociedade.


Prof. Fabiano Guimarães reforça as conquistas do IF Goiano - Campus Rio Verde e do seu Complexo de Laboratórios em Biotecnologia Vegetal. 


O prof. Alan Carlos da Costa, diretor geral do CEAGRE e pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, integrou a mesa de abertura. Em seu discurso, ele reforçou o papel do centro como um promotor de tecnologias para diversos setores do agro, e da sua atuação em parceria com instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais. O agrônomo Paulo Martins, que atuou por 8 anos como Secretário de Agricultura da Prefeitura de Rio Verde, também fez parte da solenidade. Atualmente, o gestor ocupa o cargo de coordenador da Sala do Agro, um novo projeto municipal.


As palestras e mesas redondas do “1° Simpósio Internacional em Inovações na Biotecnologia Vegetal” trouxeram debates enriquecedores, com convidados que são referências globais em suas respectivas áreas. O evento organizado pelo Campus Rio Verde viabilizou a difusão dos projetos que são desenvolvidos por instituições de ensino como o IF Goiano, demonstrando ao público os avanços conquistados para melhorias na produção de hortifrutis e outras culturas agrícolas por meio da pesquisa científica.


A programação do simpósio proporcionou uma ampla discussão sobre o uso de inovações biotecnológicas na agricultura, reforçando a sua viabilidade para aprimoramento de diferentes tipos de cultivo. Pela manhã o prof. José Magno Queiroz Luz, da Universidade de Uberlândia, apresentou os contextos históricos da produção de alho e as mudanças deste mercado importante para a economia de países como a China, Argentina e Espanha.


Prof. José Magno, da UFU, é uma das referências do Brasil no estudo da produção de alho-semente em cultivo protegido.


Em sua fala, o pesquisador detalhou os desafios dos produtores brasileiros com essa cultura, como as condições climáticas e o combate a contaminações. Neste sentido, o prof. José Magno trouxe dados recentes de pesquisas sobre a produção de alhos-semente livres de patógenos em cultivo protegido, que podem ser levados ao campo em um espaço de tempo menor do que o convencional e sem vírus.


À tarde, o prof. Wagner Aparecido Vendrame da Universidade da Flórida nos Estados Unidos, abordou as vantagens do uso de biorreatores no cultivo da cana-de-açúcar e de hortifrutis. Segundo o pesquisador, eles proporcionam melhorias na produção em larga escala de determinadas culturas, garantindo controle ambiental e gestão inteligente dos manejos de imersão e aeração. Graças a essa amplitude de recursos automatizados, os biorreatores produzem plântulas ricas em nutrientes e nas melhores condições para crescimento.


O IF Goiano - Campus Rio Verde e o CEAGRE agradecem a todos que participaram do 1° Simpósio Internacional em Inovações na Biotecnologia Vegetal.




Comentários


Band.png

CEAGRE - Todos os direitos reservados 2023 ©

bottom of page